O Mantra Hare Krsna

 

mahaprabhu cantando japa

 

HARE KRSNA

HARE KRSNA

KRSNA KRSNA

HARE HARE

HARE RAMA

HARE RAMA

RAMA RAMA

HARE HARE

 

O Maha Mantra

No Srimad-Bhagavatam (2.1.11), se realça muito fortemente a importância de se cantar Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Ali Sukadeva Gosvami diz a Maharaja Pariksit: “Meu querido rei, se uma pessoa está espontaneamente apegada ao cantar do maha-mantra Hare Krsna, deve-se concluir que ela já ela já alcançou a fase de perfeição máxima.” Menciona-se especificamente que os karmis que ambicionam os resultados fruitivos de suas atividades, os salvacionistas que ambicionam perfeições místicas, poderão alcançar os resultados de todas as fases de perfeição se simplesmente cantarem o maha-mantra. Sukadeva usa a palavra nirnitam, que significa: “já está decidido”. Ele era uma alma liberada e por isso não podia aceitar nada que não fosse decisivo. Assim, Sukadeva Gosvami realça especialmente que já se concluiu que se deve considerar que a pessoa que tenha chegado ao estágio de cantar o mantra hare krsna com determinação e constância já passou pelas provações das atividades fruitivas, da especulação mental e da yoga mística.

No Adi Purana Krsna confirma a mesma coisa. Ao se dirigir a Arjuna, Ele diz: “Deve-se considerar que qualquer pessoa que se dedique a cartar Meu nome transcendental está sempre se associando comigo. E posso Lhe dizer francamente que para um devoto dessa categoria Eu Me torno facilmente adquirido.”

No Padma Purana também se declara: “O cantar do mantra Hare Krsna só se faz presente nos lábios de uma pessoa que por muitos nascimentos tenha adorado Vasudeva.” Diz-se ainda no Padma Purana: “Não há diferença entre o santo nome do Senhor e o próprio Senhor. Como tal, o santo nome é tão perfeito como o próprio Senhor em plenitude, pureza e eternidade. O santo nome não é uma vibração sonora material, tampouco tem nenhuma contaminação material.” Portanto, uma pessoa que não tenha conseguido purificar seus sentidos não pode cantar o santo nome inofensivamente. Em outras palavras, os sentidos materialistas não podem cantar convenientemente os santos nomes do maha-mantra Hare Krsna. Mas aquele que adota este processo de cantar recebe a oportunidade de se purificar realmente para que possa muito brevemente cantar inofensivamente.

Caitanya Mahaprabhu recomenda que todos cantem o mantra Hare Krsna justamente para limpar a poeira do coração, então poderemos realmente compreender a importância do santo nome. Para pessoas que não se sintam inclinadas a limpar a poeira de seus corações e queiram conservar as coisas como estão, não é possível conseguir o resultado transcendental que se alcança com o cantar do Mantra Hare Krsna. Por isso, devemos nos animar a desenvolver nossa atitude de serviço para com o Senhor, porque isto nos ajudará a cantar sem cometer ofensa alguma. E assim, orientado por um mestre espiritual, o discípulo é simultaneamente treinado a prestar serviço e ao mesmo tempo a cantar o mantra Hare Krsna. Assim que desenvolvermos nossa atitude espontânea de serviço, poderemos imediatamente compreender a natureza transcendental dos santos nomes do maha-mantra. (Néctar da Devoção, Capítulo Treze)

Japa-mala.

Japa

 

Como Entoar os Mantras?
Qualquer um pode entoar (cantar) o maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Para começar, você pode simplesmente repetir o mantra ou cantá-lo seguindo a melodia que preferir. Não há regras rígidas para o cantar dos santos nomes. O importante é pronunciar claramente e ouvir atentamente o som. Quanto mais cantar e ouvir os santos nomes, mais sentirá o efeito purificador do maha-mantra.
Normalmente quando os devotos cantam juntos, uma pessoa lidera o canto, com a melodia de sua escolha, e os demais respondem. Esse canto dos santos nomes em grupo é chamado de kirtana. Você encontrará belos kirtanas com download gratuíto na Internet.
Você pode também entoar o mantra suavemente para si mesmo, de forma contínua. Esse tipo de prática é chamada de japa e normalmente é feita com a ajuda de um rosário de 108 contas, chamado japa-mala. Para cada conta canta-se uma vez o mantra. 108 contas cantadas é “uma volta”. Devotos iniciados fazem um voto de cantar no mínimo 16 voltas por dia. Muitas pessoas consideram as primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, como sendo os mais agradáveis para essa prática.

Jaiva Dharma Cap.20

Nama é aprakrta-caitanya-rasa (um estado transcendental de doçura), e dentro do nama não há qualquer resquício de consciência mundana. Quando a jiva devotada torna-se purificada através de bhakti e oferece serviço a sri-hari-nama, sri-nama pessoalmente manifesta-se em sua língua. Nama não pode ser aceito com sentidos materiais. (Jaiva Dharma cap.20)

Civilização e Transcendencia cap. 7

No mundo relativo, a palavra água e a substância água são diferente. Quando estou sedento, se apenas digo “água, água, água”, não saciarei minha sede. Preciso de água verdadeira. Esta é a natureza do mundo relativo e da consciência relativa. Porém, no mundo espiritual, ou em consciência espiritual, o nome não é diferente do objeto que ele denomina, Por exemplo, estamos cantando Hare Krsna. Se Krsna fosse diferente do cantar de Hare Krsa, então como poderíamos estar satisfeitos cantando o dia inteiro? Essa é a prova. Um nome qualquer – se você canta: “João, João”, depois de cantar três vezes, já não agüenta mais. Porém, este maha-mantrra Hare Krsna – se você continuar cantando vinte e quatro horaas por dia jamais se cansará. Essa é a natureza espiritual da Verdade Absoluta. Isso é prático. Qualquer um pode perceber isso. (site Krsna.com em português)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: